Maria Bueno: Santa de Casa

Livro retrata presença de Maria Bueno no cotidiano de Curitiba. Fotos Divulgação

Maria Bueno, a santa curitibana de canonização popular, é tema do livro “Maria Bueno: Santa de Casa”, que tem lançamento, palestra e sessão de autógrafos marcados para esta quinta-feira (8), às 18h, na Casa da Leitura Dario Vellozo, dentro das comemorações do Dia Internacional da Mulher. A obra, com distribuição gratuita, mostra o forte apelo popular de Maria Bueno, que ganhou representações também no campo das artes, sendo fonte de inspiração de produções artísticas e literárias. Algumas dessas realizações – no teatro, na dança e nas artes plásticas – complementam o panorama da presença de Maria Bueno no cotidiano da cidade.

Viabilizado por meio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura (PAIC) da Prefeitura Municipal, o livro “Maria Bueno: Santa de Casa” é resultado do trabalho conjunto de Sandra Jacqueline Stoll, professora doutora do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Paraná, com as pesquisadoras Conceição dos Santos, Geslline Giovana Braga e Vanessa Durando, mestres em Antropologia Social. A publicação contou com o incentivo cultural do Banco do Brasil, Esteio Engenharia e Aerolevantamentos S/A e da multinacional Furukawa Indústria de Produtos Elétricos.

Há mais de um século, Maria Bueno atrai centenas de pessoas ao seu túmulo, no Cemitério Municipal. O livro aborda essa devoção do povo, partindo do culto no Dia de Finados e retratando em aproximadamente 150 páginas como se difundiu a crença nos poderes da santa. Também descreve as práticas rituais dos adeptos e os percursos da crença na cidade.

Desde as primeiras décadas do século XX, a imprensa tem registrado romarias e homenagens à santa curitibana. As inúmeras placas de agradecimento por graças recebidas, afixadas em muro próximo ao túmulo de Maria Bueno, atestam a continuidade no tempo e a atualidade dessa crença.

Serviço: Lançamento e sessão de autógrafos do livro “Maria Bueno: Santa de Casa”, de Sandra Jacqueline Stoll, Conceição dos Santos, Geslline Giovana Braga e Vanessa Durando, com distribuição gratuita da obra. Na ocasião, as autoras comandam palestra, integrando as comemorações do Dia Internacional da Mulher. Data e horário: dia 8 de março de 2012 (quinta-feira), às 18h. Local: Casa da Leitura Dario Vellozo (Palacete Wolf – Praça Garibaldi, 7 – Setor Histórico). Entrada franca

~ por Barbara Kirchner em 07/03/2012.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: