“Hana Matsuri”: Festival das Flores, o nascimento de Sidarta Gautama, homenageando Cláudio Seto

gautama

Comunidade japonesa comemora aniversário de Buda com Festival das Flores

A comunidade nipo-brasileira de Curitiba promove neste final de semana, dias 04 e 05 de abril, o “Hana Matsuri” (Festival das Flores e Natal Budista do Paraná) no Centro de Eventos do Cietep (Av. das Torres). Nesta festa o público vai participar da celebração do aniversário de Buda, Sidarta Gautama, que ocorreu em 08 de abril de 566 A.C e também vai poder conhecer melhor a cultura e a gastronomia oriental.

Para relembrar o momento do nascimento de Buda, será feita uma cerimônia para banhar a imagem do pequeno Buda com chá. Uma imagem ficará dentro do Hanamido, um altar ornado com flores que representa o jardim de Lumbini, o local onde Buda nasceu e o chá a chuva de néctar que caiu na hora do nascimento. Segundo a lenda, uma música celestial ecoou pelo universo e todos os seres que habitavam o mundo sentiram uma grande bem-aventurança. Naquele momento caiu do céu uma suave chuva de néctar e as flores se abriram mostrando seu colorido.

No sábado (dia 04), às 14hs, crianças tipicamente vestidas (ochigosan) vão carregar o altar florido do pequeno Buda até o local onde acontecerá a cerimônia religiosa. Junto com elas virão monges budistas que distribuirão talismã de proteção e boa sorte. Quando o altar chegar no palco será realizado um culto em louvor ao nascimento de Buda.

Após o culto terá início o ritual Kanbutsue quando o público poderá banhar o pequeno Buda com amachá (chá doce) para pedir saúde, paz e sorte durante o ano. Os matsuris (festivais) de Curitiba foram idealizados pelo jornalista e artista plástico Cláudio Seto que faleceu em novembro do ano passado. Esta será a primeira vez que um matsuri está sendo promovido sem sua presença e será feita uma homenagem a Seto durante o Hana Matsuri.

CULTURA

A festa abre no sábado, as 11 horas, com a tradicional praça de alimentação quando serão vendidos pratos típicos da culinária oriental, como sushi, sashimi, sukiyaki, tempurá, udon, okashi, dorayaki, entre outros. Durante os dois dias o público também terá a oportunidade de assistir a apresentações culturais (danças e musicas), show de taikô (tambores japoneses), artes marciais e conhecer o artesanato japonês e os jovens terão um espaço especial para matsuri odori (dança), show de bandas e concursos de cosplay (jovens que se vestem como personagens de desenhos).

Os ingressos custam R$ 4,00 (menores de 12 anos e maiores de 65 anos não pagam). A festa fica aberta no sábado das 11 às 22hs e no domingo das 11 às 21hs.

~ por Barbara Kirchner em 03/04/2009.

3 Respostas to ““Hana Matsuri”: Festival das Flores, o nascimento de Sidarta Gautama, homenageando Cláudio Seto”

  1. eu sou sheichonoie e vou querer em abril de 2010 ir em curitiba conhecer mais sobre sidarta sou de tramandai litoral 120kl de poa rio grande do sul

  2. Fiquei sabendo que o hana seria nos dias 10 e 11 e nao dia 4 e 5 pq dia 4 eh domingo e 5 eh segunda, entao nao tem muito sentido isso sabe
    o hana na segunda?

  3. Olá,
    Esta postagem é de 2009.
    Este ano não publiquei as datas.
    Abraço,
    Bárbara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: